sábado, 24 de julho de 2010

O COMEÇO DA MUDANÇA DE PLANOS


Dia de chuva, frio, shoppings e museu em Buenos Aires



No segundo dia da viagem Buenos Aires amanheceu chuvosa e muito gelada. O frio fazia o corpo doer. Tive que mudar completamente meus planos. A idéia inicial era conhecer a feira de antiguidades em San Telmo, mas com a chuva e principalmente com o frio preferi conhecer o Alto Palermo. Um shopping típico para quem tem muito dinheiro. Com suas lojas da Dior, Cacharel, Christian Lacroix e Apple.

Depois de muitas voltas, almoço, luvas novas e um guarda-chuva peguei um taxi para o Malba – Museu de artes latinoamericano de Buenos Aires. Já na entrada me apaixonei pelo lugar.


O Malba é claro, amplo e muito bem cuidado.Para começar, o próprio prédio do museu é uma atração: as paredes de vidro e as clarabóias permitem à área central, de pé-direito altíssimo, receber luz.O prédio também tem um terraço com esculturas, rodeadas por árvores. Uma bela construção. É um museu privado, que foi fundado por Eduardo Constantini em 2001. O colecionador argentino comprou o quadro Abaporu de Tarsila do Amaral por uma bagatela de US$1.500.000. Foi a tela mais cara vendida no Brasil até hoje segundo o site oficial da pintora. No primeiro piso funcionam a bilheteria, um centro cultural com cinema e auditório, um café muito charmoso, uma lojinha e uma livraria que é um escândalo! O segundo piso abriga a exposição permanente como mais de 200 obras. Entre elas os impressionantes: Autorretrato con Chango y Loro de Frida Kahlo, a Festa de São João de Portinari, as mulheres com frutas e cena de rua de Di Cavalcanti entre tantos outros.


No terceiro uma exposição de fotos de uma americano. Particularmente não gostei. Mais a exposição permanente com obras de artistas brasileiros que eu só tinha visto em fotos faz o ingresso de 20 pesos valer muito a pena. As fotos do Robert Mapplethorpe ficam no Malba até o dia 2 de agosto.


Quando saí do Malba ventava tão forte que corri até o shopping que fica atrás do museu. Confesso que nem lembro o nome. Entrei mesmo para fugir do frio. E como dentro do shopping tinha um Carrefour aproveitei para comprar o maravilhoso Dulce de leche Colonial La Serenisima (obrigada Fernanda por me apresentar a essa maravilha).

Voltei para casa, me arrumei e fui conhecer as famosas empanadas do El Sanjuanino.
O lugar é simples e aconchegante. E as empanadas merecem o título que tem de as melhores de BsAs. A fama é tanta que a porta do pequeno restaurante não parava fechada.


Era um entra e sai de gente comprando empanadas a quatro pesos para levar para casa que o aquecimento não dava conta. Então pedi uma sopa de lentilha com carnes para esquentar. Uma delícia! E é claro que também voltei para casa com algumas empanadas para o café da manhã.

0 comentários on "O COMEÇO DA MUDANÇA DE PLANOS"

Followers

 

Welcome

Desabafos de uma Mulher com TPM Copyright 2008 Shoppaholic Designed by Ipiet Templates Image by Tadpole's Notez